Header Ads Widget

Ticker

6/recent/ticker-posts

Nat King Cole

Nat King Cole nasceu no dia 17 de março de 1919. Desde pequeno já tocava no coral da igreja, da qual seu pai era pastor. Além de pianista, cantava jazz, música gospel e clássica.

Resolvi citar esse excelente músico, pois hoje faz 46 anos que ele nos deixou, e isso seria uma singela homenagem.

Aos 12 anos de idade começou a ter aulas de música, onde aprendeu o jazz, música gospel e música clássica.
Na década de 30, finalmente, iniciou sua carreira com o nome de Nat Cole juntamente com seu irmão Eddie Cole. Após uma apresentação num clube de jazz, Nat passou a utilizar king no nome, e então tínhamos agora Nat King Cole.

Posteriormente, com mais dois músicos formou o King Cole Swingers e pôde se apresentar em diversos bares antes de realizar um show. Em 1943 gravou seu primeiro Hit, Straighten Up And Fly Right, baseado num conto negro. Depois disso foi convidado para gravar o mesmo e acabou por vender mais de 500.000 cópias. Daí em diante, Nat King Cole alcançou o auge com muitos sucessos que estão tocando até hoje.

No dia 5 de novembro de 1956 estreou na NBC-TV com The Nat King Cole Show. Devo ressaltar, que naquela época, algumas pessoas se incomodavam pelo fato de um negro apresentar um programa, principalmente por ele ter sido o pioneiro nisso.

E o programa que antes tinha 15 minutos, passou a ter uma hora, sinal de que o público estava satisfeito. Ainda em 1956 foi atacado num show por um racista e isso o fez lutar pelos direitos dos negros.
Nat teve 5 filhos, dentre eles destaco Natalie Cole, a qual aparece na foto ao lado. Dos 5 filhos, uma morreu vítima de câncer no pulmão e outra de Aids

Devo ressaltar que Natalie também é cantora, inclusive ela fez uma homenagem ao pai, cantando com ele Unforgettable, uma de suas músicas mais famosas. Se quiserem ouvir, ela está disponível, logo ali ao lado.

Mas infelizmente, por alguma razão que não sei explicar, Cole também era fumante e isso acarretou numa série de problemas. Um deles foi um câncer no pulmão o que consequentemente trouxe insuficiência respiratória.
Aos 46 anos, no ano de 1965 ele gravou seu último filme , Cat Ballou e faleceu no dia 15 de fevereiro do mesmo ano.
E então perdíamos mais uma voz inigualável, mais um homem incrível e mais uma pessoa que hoje poderia ter feito toda a diferença no mundo da música atual. Embora nos deixando a filha, que é muito talentosa, ele levou o que ele tinha de mais precioso, a voz. Um dia quem sabe, teremos cantores tão bons quanto ele.


Yorum Gönder

0 Yorumlar